Skip to content
Menu
VOLTAR

A estratégia se apoia em fatos e a emoção em expectativas

Posted on 5 de outubro de 20236 de outubro de 2023

Como em qualquer plano, quando é colocado em ação, os obstáculos saem da imaginação e ganham contornos na realidade. Os cálculos que antes pendiam para o otimismo agora encontram a realidade. A implementação do plano é a prova real do funcionamento das ideias. 

Os percalços são parte do caminho, e uma derrota não deve simplesmente alterar a estratégia global. A única forma de vencer é ter uma diretriz e segui-la.

Quando os times brasileiros são derrotados, parece que é necessário sacrificar algumas peças, como um “boi de piranha”, para acalmar a torcida e manter a confiança no trabalho estratégico. Esse pensamento estratégico, dessa maneira, parece nem mesmo existir. As correções servem apenas para mandar uma mensagem para acalmar a torcida. No fundo, nada é feito e tudo que é feito serve apenas como manutenção do pequeno poder dos dirigentes. 

Quando a torcida se acalma,  tudo continua igual como era antes.

No entanto, a relação da torcida é puramente emocional, como se fossem crianças que desejam apenas doces quando precisam de uma alimentação equilibrada. É evidente que a culpa não é dos torcedores que reclamam, nos estádios e nas redes sociais, pedindo a demissão de técnicos e criticando o desempenho dos jogadores. Eles podem fazer o que quiserem, desde que a direção saiba o que está fazendo e mantenha uma diretriz clara.

Ontem, 04.10.2023, o Internacional foi derrotado pelo Fluminense em um jogo decisivo dentro de uma competição continental. A derrota expôs erros técnicos dos jogadores, mas, acima de tudo, erros estratégicos de um clube que tem mudado seu rumo estratégico a cada ano, às vezes mais de uma vez por ano. Isso, no fim das contas, apenas mostra desespero para acalmar as críticas. Nada além disso. Não parece existir um plano para conquistas. 

Mimar os torcedores, atendendo a todos os seus pedidos, só trará problemas a longo prazo. É como pais que entregam tablets e celulares aos filhos na esperança de assistir a um filme sem serem interrompidos. As crianças tornam-se pequenos tiranos exigindo cada vez mais dos pais. Crianças mimadas criam problemas. Portanto, não mime seus torcedores, mas mostre que existe uma estratégia e que as derrotas fazem parte do caminho.

A glória é uma jornada longa que exige controle emocional, acima de tudo.

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Assine nossa newsletter e comece a transformar sua rotina hoje.
©2025 | WordPress Theme by Superb WordPress Themes