Mesmo na cura, as cicatrizes permanecem. Nosso corpo e mente vivem diariamente confrontos entre bactérias e pensamentos que exigem esforço para serem contidos ou executados. Tudo nos exige energia, tudo tem um preço no mercado da vitalidade do nosso cérebro e do nosso corpo. Da mesma forma, quando nos permitimos agir de maneira incauta, corremos o risco de causar danos que jamais serão curados totalmente, pois, mesmo que superados, deixarão suas marcas, talvez para sempre.
(reflexão retirada do site https://www.artofmanliness.com/ )
Essa é uma história antiga sobre um pai que desejava ensinar ao seu filho como controlar seu temperamento. Ele deu ao filho um saco de pregos e disse-lhe para pregar um prego na cerca de madeira sempre que ficasse com raiva.
No início, foram muitos pregos, todos os dias, mas à medida que ele foi adquirindo consciência de sua raiva, ele começou a perder a paciência com menos frequência.
Seu pai então lhe disse para remover um prego a cada dia que passasse sem uma explosão de raiva.
Quando o menino removeu todos os pregos, seu pai o levou até a cerca para examinar as ripas, agora esburacadas. “Quando você se sentir tentado a voltar aos velhos hábitos”, aconselhou o pai ao filho, “lembre-se desses buracos. Mesmo que você tenha arrancado os pregos, os buracos não podem ser reparados. Da mesma forma, a raiva pode criar danos que nunca poderão ser desfeitos.”
É uma verdade que todos nós já vivenciamos.
Depois de se deixar levar pelas emoções, você procura justificá-las, mitigá-las, dizendo o quanto você tem estado sobrecarregado e estressado. Mas esses argumentos não alteram o fato. E décadas à frente, ainda seremos expostos aos buracos na cerca de madeira.
Depois de transformar uma vulnerabilidade que alguém compartilhou com você em uma farpa direcionada à destruição da estima do outro, você implora por perdão por se render aos seus impulsos. Mas, uma ferida foi aberta e a cicatriz nunca deixará de existir.
Mudar nossos comportamentos é fundamental para restabelecer a confiança do outro. Mas nenhum tipo de desculpas irá anular as palavras raivosas e criadoras de buracos que você martela.