A cultura come a estratégia no café da manhã
Peter Drucker
Você já traçou um plano perfeito, mas ele começou a desmoronar logo nas primeiras atividades do dia?
Isso não é falta de força de vontade. É a cultura — seus hábitos — que sabota sua nova estratégia e, no fim das contas, representa o grande vilão de muitas histórias de sucesso.
Conceito
Estratégia é um conjunto de ações necessárias para concretizar uma imagem de futuro idealizada com sucesso.
Você já ouviu falar em fé, claro.
A ideia por trás da fé cristã, por exemplo, é uma estratégia de longo prazo: Cristo já venceu o mal no futuro e na eternidade, mas os passos para evitar o pecado e assumir atitudes de amor precisam ser dados aqui e agora.
O mesmo vale para quem deseja aprender a tocar um instrumento musical. A imagem de sucesso pode ser um grande show, com um público entusiasmado cantando suas composições. No entanto, para chegar a esse ponto, é preciso evitar os “pecados” — os erros e tropeços comuns em qualquer carreira — e adotar as atitudes necessárias para que esse sucesso se concretize: dedicação, estudo e muito trabalho. Será preciso ter fé naquela imagem de sucesso e seguir em frente, trabalhando.
Seguindo a visão de James P. Carse, a vida é um jogo infinito até seu último instante, preenchida por milhares de jogos finitos. Esses jogos finitos são as ocasiões do dia a dia: faculdade, reuniões, conversas, relacionamentos, trabalho… Cada um com suas regras e métricas de sucesso. Quanto mais jogos vencemos, melhor jogamos o jogo infinito da vida — e o contrário também vale.

No exemplo cristão, a imagem de sucesso no futuro é a vitória de Cristo sobre todo e qualquer mal. No exemplo musical, é o grande show. A imagem de Cristo é o destino para onde a estratégia deve direcionar as ações e o mesmo vale para a imagem do show de sucesso.
Ajustar constantemente nossos passos e corrigir vícios de comportamento faz parte do plano de ação de uma estratégia, seja lá qual for a sua imagem de sucesso no futuro.
A ideia de fé está associada ao movimento em direção à conquista.
Entretanto, a ideia de fé foi diluída. Muitas pessoas imaginam que ter fé significa apenas pensar em ter fé, em vez de tomar uma ação concreta em direção ao que se acredita. Ter fé em Cristo, por exemplo, precisa nos mover em direção a Ele. Precisamos conhecê-lo, praticar seus ensinamentos, visitá-lo diariamente… Isso é ter fé. Precisamos praticar o instrumento musical diariamente. Isso é ter fé.
Ninguém aprende a tocar um instrumento musical apenas com fé. São os passos de fé que ensinam. Você acredita na imagem de sucesso e precisa trabalhar para alcançá-la. Você acredita em Cristo e precisa se esforçar para imitá-lo. O mesmo vale para qualquer outra atividade humana.
A fé é um ingrediente motivador estratégico. A fé é um plano que precisa ser concretizado com trabalho.
A batalha é cultural
Uma estratégia é uma visão otimista do futuro. Ela reflete as mudanças necessárias para que um objetivo seja alcançado. Mas há um problema: nossa mente sente prazer ao imaginar o sucesso, mas evita passar pelas dores do processo e foge. Fugimos do que nos causa dor e buscamos o que nos traz prazer.
Sempre haverá objeções, independentemente do que você queira fazer. Ninguém consegue eliminá-las apenas com um plano. No papel, aparecem apenas soluções, mas, no dia a dia, logo pela manhã, as incertezas da vida nos mostram o quão fácil é paralisar nossos sentimentos de vitória. Fugimos da dor de abandonar velhos hábitos. Se passamos anos comendo doces, bebendo ou nos relacionando de forma rasa, mudar esses hábitos trará dor, e a imagem de sucesso parecerá distante.
Essa dor nos convence de que a vida passa rápido e que devemos aproveitar o prazer imediato. Mesmo sabendo dos problemas que esses hábitos nos causam, essa breve objeção tem o poder de nos confundir. Esse vilão pode minar nossa força de vontade e nos paralisar por anos.
A cultura devora nosso plano logo cedo, pois é nesse momento que nos deparamos com nosso verdadeiro inimigo: nossos hábitos.
Quer perder peso? O bolo do café da manhã te desafia. Quer aumentar a produtividade? O celular te seduz.
Os hábitos diários representam a verdadeira estratégia em ação. Um novo plano servirá para vencê-los. Basicamente, é isso.
Muitas ideias tentarão te convencer do contrário:
- “Por que devo ser mais produtivo se a vida é uma ilusão?”
- “Por que devo perder peso para me encaixar em um padrão de beleza imposto pela sociedade?”
Para o vivente comum, essas questões nem precisariam ser discutidas. Mas são amplamente difundidas por pessoas frustradas, que não conseguiram vencer seus próprios vícios e tentam convencer os outros a aceitarem a derrota.
Afinal, segundo elas, lutar não é necessário, pois não há prazer nisso. Para essas pessoas, a vida é medida pelos sentimentos, não pela realidade.
A realidade, assim como a natureza, não é justa.
Mas nascemos para brilhar. Temos habilidades que nenhum outro animal possui. Podemos nos adaptar, superar limitações, criar, produzir e conectar. Podemos ser extremamente maldosos, mas também extraordinariamente bondosos e realizados.
A cultura estratégica começa pelo reconhecimento de si mesmo. Identificar os jogos finitos que estamos jogando e melhorar nosso desempenho neles nos permite, ao fim de tudo, sentir orgulho da vida que vivemos.
O segredo da estratégia está no microajuste, na microação silenciosa e constante. Se você é viciado em redes sociais, deixe o celular fora do quarto por 40 dias. Mude um hábito e parta para a próxima mudança.
Isso é mudança de hábitos. Isso é estratégia.

Estratégia e cultura são, no fundo, a mesma coisa
Ambas tratam de mudanças de comportamento.
Então, da próxima vez que traçar um plano, pergunte a si mesmo: Quais hábitos preciso mudar para que essa estratégia funcione?
Porque, no final, é a cultura que decide o jogo.
São seus hábitos que irão conduzi-lo nessa jornada. Uma pessoa de sucesso possui hábitos de sucesso. Essa frase não é um clichê por acaso.
Aliás, falaremos muito sobre clichês, tabus e tradição. Somos mais especiais do que parecemos, e a tradição é muito maior do que a nossa breve vida tecnológica.
Estratégia é cultura. Parabéns por ter chegado até aqui.