O lateral esquerdo já estava sem fôlego, mas a bola ainda chegava até ele. O time parecia apático e o jogo estava monótono. Nada havia sido produzido além de cruzamentos soltos sem objetivo.
O técnico parecia estar gostando da atuação da equipe. Nas redes sociais, as críticas ferviam. “Esse camisa 6 não é digno do manto.”
O torcedor é emoção pura e fica cego, principalmente em dias de jogos.
Mas, aos 42 do segundo tempo, sem causar nenhuma sensação, nem para os torcedores, nem para o adversário, ele partiu desacreditado em direção à linha de fundo e cruzou para a área, mais uma vez. Foi o sétimo cruzamento dos 8 ataques do time.
O zagueiro nem estava despreocupado, mas dessa vez ele não afastou muito bem a bola, que sobrou “redonda” para o atacante arrematar o único chute no gol. Vitória de 1 x 0. Mesmo com a vitória, imprensa e torcedores divulgavam as mesmas críticas: sorte, falta de estratégia, time bagunçado, jogadores abaixo da média, técnico cabeça dura…
Na coletiva, o técnico calmamente respondeu:
“Bola vadia? Minha estratégia foi a de utilizar a confiança do adversário contra ele. Nós praticamos um jogo monótono, trouxemos o adversário para essa sensação. Quando eles acharam que estavam controlando, relaxaram e fizemos o gol. O melhor em campo foi o lateral, que fez tudo como planejamos, por isso vencemos. Existem muitos caminhos para a vitória. Nós estivemos na área muitas vezes, uma hora a bola iria entrar, a vitória passa por esse jogador.”
O pensamento estratégico não é algo que a torcida está disposta a compreender. Eles querem o show, querem a entrega. Cabe ao alto escalão executar o plano para os objetivos.
O jogador foi taxado como limitado, o técnico de burro, mesmo com o clube nas finais. A hashtag que mais circulou foi a de que a vitória veio da #bolavadia.
Não há motivos para se preocupar com a falta de compreensão dos espectadores se os resultados estiverem acontecendo.
Essa história já deve ter acontecido com o seu time ou com você.
A maioria das pessoas que nos cercam não compreende o que estamos tentando fazer, mas nós sabemos quais são os objetivos.