Treinar a mentalidade é uma questão de catalogar as circunstâncias e os instintos que elas ativam para, depois disso, criar novas respostas, mais benéficas, mais positivas e que levem o indivíduo para um lugar melhor.
A vitória começa na mente, na força e determinação que o espírito emprega nas atividades. Ela começa quando uma circunstância e o instinto que ela ativa são catalogados, e uma resposta diferente é criada.
O relógio desperta atordoante, às 05:45 da manhã, e os instintos nos convidam para apertar o botão soneca. É dessa forma que um atleta treina a sua força mental. Nesse caso, ele reprograma a sua atitude em relação ao despertador para, a partir de agora, uma nova resposta seja dada: levantar com entusiasmo e sem reclamações, sem celulares, e respeitando o silêncio nos primeiros 30 minutos.
Essa resposta diferente e racional é o que pode ser chamado de preparação mental e emocional para atletas, mas que, no entanto, serve para qualquer pessoa.
Enfrentar o despertador é uma das batalhas mais comuns, acordar para a vida em nome de um objetivo, ou continuar dormindo em nome da preguiça.
Uma nova resposta pode ser criada, e esse momento pode ser compreendido como o início de mais um dia de evolução, e muitas realizações virão a partir daí. Muitos outros momentos devem entrar em nossa planilha de circunstâncias e instintos.
Temos fome, ansiedade, raiva, inveja, e nossos instintos nos chamam para agir de forma espontânea. Podemos criar respostas melhores observando nosso comportamento e ouvindo o que nossos aliados nos dizem.
A vitória é um caminho longo e começa na mente. A mentalidade de atleta serve para qualquer pessoa trabalhar as respostas frente aos instintos. Melhores respostas, melhores resultados.