“Buscar incansavelmente atingir a massa o tornará entediante, porque massa significa média, o centro da curva, ela exige não ofender ninguém e satisfazer a todos.”
Seth Godin
Parece algo fácil de compreender, mas, quando se está do lado da decisão, nada é simples de concretizar. A possibilidade de ofender alguém se tornou um espinho no calcanhar de todos os empreendedores. De alguma forma, a ofensa se tornou uma moeda corrente dentro da publicidade, pois ela oferece engajamento.
Mas, claro, vai depender muito de quem é o ofendido na história. Num passado quase recente, direcionar campanhas para homens ou mulheres e suas diferentes faixas etárias era o suficiente. Porém, não é mais. Quando colocamos nossos esforços para comunicar a todos, é como se jogássemos um corante no oceano. Por melhor e mais brilhante que seja o corante, ninguém irá perceber. Mas, quando direcionamos nosso foco para um público mínimo, temos o impacto necessário para sermos admirados.
A concorrência é agora pela mente e fidelidade. Tornou-se inevitável considerar que um cliente interessado em nossos produtos, mesmo que decidido pela nossa contratação, irá pesquisar e deparar-se com outras inúmeras opções. O preço estará estampado. O comparativo será inevitável. Mas, como em todo relacionamento, – Por mais que as rosas sejam todas iguais, a minha rosa é única, pois ela me cativou. E nós seremos a rosa do cliente com uma única condição, que é oferecer a ele o progresso que ele deseja. Nesse ponto, estaremos desenvolvendo o cliente. Para facilitar, podemos substituir a palavra cliente por alunos. Onde eles estão? O que eles estão querendo aprender? O que eles precisam aprender?
Grandes negócios costumam carregar o estigma de serem feitos por dinheiro e, nesses casos, sofrem com a exigência dos clientes a respeito da experiência. Pequenos negócios bem-sucedidos, diferentes dos grandes, sugerem serem feitos por amor. O que implica uma relação de admiração dos clientes que decidem se associar à marca e atribuem a ela algo de verdadeiro e acima das métricas financeiras.
O cliente não compra, ele se associa à marca, pois deseja que esse amor seja propagado. Mas, para isso, precisamos aceitar que temos os nossos alunos, e alguns não são nossos.
- Minhas aulas não foram feitas para você. Me desculpe.
Isso implica em mandar uma mensagem mais clara, específica, contundente para um público mínimo.
– Eu fiz isso pensando em você. Não para os outros, foi para você.
Essa mensagem deve ser traduzida em ações, mas ela, obviamente, causa mais impacto do que um cartão sem assinatura e com um texto pasteurizado no Dia dos Namorados. Mesmo que seja com letras mal escritas e uma poesia dura, fará mais efeito do que os conteúdos enlatados que vemos hoje nas redes sociais. Foi só para você. Vamos caminhar juntos? Vamos?
Temos que optar por uma pessoa e excluir outras. Tomar um caminho significa rejeitar todos os outros. Enquanto tivermos dúvidas, não iremos a lugar algum.
Meu produto é para pessoas que acreditam em…
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