A confiança é um sentimento elevado de realização que nasce antes do combate. Quando o sujeito perde esse sentimento, a bola simplesmente não entra, ele é driblado facilmente, não acerta mais passes e começa a chegar atrasado nos treinos. Todas essas facetas do jogo, em breve irão criar uma imagem mental que pode aprisionar um atleta e qualquer pessoa. Perder a confiança é um processo que parece invadir a vida por conta da preguiça, nos momentos em que decidimos não seguir o plano traçado. Mas antes de tudo, a falta de confiança é um dos subprodutos da tristeza, e ela é ardilosa com inúmeras técnicas diferentes para cada pessoa.
A ascídia é o nome de uma doença espiritual ou psicológica. Ela é o resultado da combinação entre a preguiça e a tristeza. No entanto, a tristeza surge antes, como resultado da imaginação presa em comparações, problemas afetivos de todas as escalas e a falta de preparo emocional para encarar as frustrações. Perder a confiança é um dos principais problemas em qualquer empreendimento.
A medida para o sucesso não pode ser fruto da comparação entre pessoas. Meu sucesso não pode ser calculado com base no sucesso do meu adversário. Mesmo que seja preciso comparar-se para medir nossa evolução, não há uma regra para o sucesso, e cada um possui suas próprias medidas.
Quando caímos na armadilha das comparações, estamos adentrando no território da ascídia. Observamos alguém que pratica as mesmas coisas que nós, mas está em um nível diferente, em outros patamares, e a imaginação de que essa pessoa conseguiu vencer todos os obstáculos que nos derrotam diariamente serve apenas como mais uma derrota, a pior de todas. Passamos a não confiar mais em nós mesmos. Nem mesmo nos perguntamos se os desafios são realmente os mesmos. Será que enfrentamos dificuldades semelhantes? Provavelmente não.
Do ponto de vista prático, ninguém possui uma fórmula de sucesso para compartilhar. A única coisa que importa é o testemunho dos vitoriosos. Eles superaram obstáculos específicos, tiveram que lidar com tendências degradantes, drogas e círculos culturais viciados. Mas, para alcançar alguma coisa, antes de tudo eles confiaram em si mesmos. Nada importa além da confiança em si mesmo. A partir desse ponto, tudo pode ser concretizado. Nada é mais importante do que a confiança em si. As habilidades são conquistadas com disciplina e repetição, tudo para oferecer confiança na hora do desafio. Proteja sua confiança como se estivesse protegendo sua própria vida, pois, na verdade, perder a confiança é o mesmo que aceitar a derrota. Proteja sua própria disciplina, pois ela é a única coisa que pode proteger sua confiança.