Skip to content
Menu
VOLTAR

Logística

Posted on 23 de outubro de 202323 de outubro de 2023

O envolvimento com as tarefas logísticas amplia a visão sobre o que está sendo feito. Atletas que buscam apenas fazer o que lhes é pedido tendem a não compreender o “jogo” que está sendo jogado.

Compreender os detalhes leva qualquer pessoa a enxergar a extensão da responsabilidade que pode ser empreendida nas tarefas. À medida que essa responsabilidade é compreendida, abraçá-la torna-se uma questão fundamental para o sucesso em qualquer modalidade ou tarefa. Nossa consciência torna-se, então, o comandante de nossas ações e, de alguma forma, ao perceber os detalhes ocorre um despertar em relação ao propósito do que está sendo feito. Para atingir o objetivo ou a meta, será necessário concluir as tarefas de uma lista que tende a crescer em tamanho e detalhe de compromissos à medida que se amadurece. Pode envolver pequenos ajustes, como elevar o cotovelo um centímetro, incluir mais um copo de suco de limão ao acordar ou dormir alguns minutos a mais à noite.

Não aceitar o compromisso dessa agenda pode gerar um castigo que está implícito e vem à tona com qualquer negação que aceitamos em nossas vidas. É um combo, um ato que já vem com o seu próprio castigo.

Algumas atividades são mais complexas do que outras, alguns esportes causam mais danos do que outros. Parte da carreira de qualquer atleta é destinada à recuperação de lesões, hospitais e cirurgias. Outra parte é destinada ao deslocamento, outra aos treinamentos, outra aos exercícios de profilaxia (prevenção de lesões), entrevistas e relações públicas… Em resumo, existe uma logística por trás de tudo. Compreender a logística por trás das atividades oferece muitos pontos de conexão com a tarefa, e para cada etapa há uma referência de sucesso, uma agenda que deve ser cumprida e muitos sacrifícios. Quanto mais detalhes forem compreendidos e atendidos, melhor será o desempenho.

Isso vale para o esporte e para qualquer outra tarefa na qual desejamos alcançar a elite. 

1Tony McCoy foi um dos jóqueis mais vitoriosos de todos os tempos; talvez as conquistas desse atleta jamais sejam igualadas. Ele montou e venceu 4.358 corridas e foi campeão por 20 anos seguidos na principal competição desse esporte. Quando perguntado sobre a que ele atribuía seu sucesso, ele respondeu: “Logística. Eu sempre me dediquei a compreender minha logística.”

Segundo McCoy, essa compreensão oferece a possibilidade de melhorar em muitas áreas, fazer ajustes finos e obter resultados no fim do ciclo competitivo. Algo que pode parecer simples, mas sair alguns minutos mais cedo dos eventos de comemoração de suas vitórias, segundo ele, possibilitou mais descanso em sua rotina, menos estresse mental e melhores condições de treinamento. Conter a euforia em momentos de vitória pode ser uma tarefa complicada para quem lutou para vencer e conseguiu. No entanto, para que as vitórias continuem acontecendo, esse detalhe pode, também, ser vital.

Por fim, descobrindo o que subtrai energia e o que a adiciona, e sabendo que a vitória depende de um equilíbrio complexo de forças internas, a responsabilidade torna-se pessoal. A frustração torna-se, então, uma escolha, pois você sabe o que precisa fazer, e caso não o faça, as consequências virão. É o castigo do próprio ato. 

2Sabendo o que deve ser feito, desistir de sua própria vida é o mesmo que se condenar a viver no submundo de sua própria existência.

  1. Brownlee, Alistair – Relentless: Secrets of the Sporting Elite ↩︎
  2. Gasset, José Ortega – A Rebelião das Massas ↩︎
Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Assine nossa newsletter e comece a transformar sua rotina hoje.
©2025 | WordPress Theme by Superb WordPress Themes