Saúde é o maior patrimônio que uma pessoa pode ter. A verdade é que trata-se do único problema que realmente teremos dificuldade em resolver. Saúde é o que eu desejo para mim e para todos que passarem, de alguma forma, pela minha vida. Os outros problemas, sejam fantasias ou não, podem ser solucionados com uma simples ação: envolvimento.
Ninguém possui a resposta certeira e infalível para nossas questões humanas, mas quem se envolve recebe um bom indício sobre para onde devemos ir. Profissionais de todas as áreas são contratados para solucionar problemas específicos, pois eles se tornaram especialistas em encontrar boas saídas para certas circunstâncias.
Isso aconteceu porque eles se envolveram com problemas parecidos uns com os outros, o que os capacitou para acelerar o processo de resolução.
Nós delegamos a resolução de muitos problemas porque não temos como pensar em tudo de forma precisa. Porém, a preguiça mental pode nos levar a delegar muitas coisas, coisas essas que deveríamos nos envolver.
Um problema de ordem individual que se agigantou é o do desenvolvimento da sabedoria. Pais e mães observam seus filhos vidrados em aparelhos, mas, ao mesmo tempo, percebem que os aparelhos, muito parecidos com um cigarro, aliviam a ansiedade das crianças.
A criança ansiosa é um problema, a criança hiperativa é um problema, a criança desfocada é um problema. Entregar essa “batata quente” para escolas e atividades extracurriculares é uma ação necessária, mas, sem o envolvimento, não haverá solução. Estamos falando aqui de um problema específico, atual e popular; porém, a atitude de se envolver vale para qualquer problema em nossas vidas.
O envolvimento profundo com as questões que surgem é uma atividade filosófica. Significa observar e testar premissas. A observação tornou-se impopular, e temos muitas pesquisas comprovando essa afirmação. O jovem médio americano possui a capacidade de se manter atento por apenas 5 a 8 segundos. Como poderemos explicar uma fórmula de Bhaskara em 8 segundos? Não por acaso, a música mais tocada no ano de 2021 foi uma música do TikTok de 8 segundos.
Sem o envolvimento dos pais, não haverá solução para isso. Sem o envolvimento pessoal nas questões mais básicas de nossa vida, nossas ansiedades, nossos medos e temores, não obteremos respostas. Não vai adiantar frequentar uma terapia, uma igreja, um bar, sem que haja o envolvimento sincero nos problemas. E basta essa atitude, a de se envolver, para resolver.
Amigos se envolvem com o problema de amigos, casais fazem o mesmo, professores, e a gente precisa fazer isso em nossa intimidade também.
Envolver-se é preciso, tanto quanto navegar.