Skip to content
Menu
VOLTAR

FOCO, ATENÇÃO E JIU-JITSU

Posted on 6 de setembro de 20249 de setembro de 2024

A escassez de atenção ocorre na mesma medida em que o excesso de distrações em potencial surge.

Os pais de hoje percebem que, no seu tempo, as coisas não eram assim, e é provável que os pais de todas as gerações tenham repetido essa afirmação em algum momento.

As tecnologias vão sendo inseridas com o objetivo de facilitar as coisas, o que de fato acontece. 

No entanto, tanto as tecnologias quanto as facilidades trazem efeitos colaterais diversos, e o nível de capacidade de se manter atento parece ser um deles.

As oportunidades de perder tempo com alguma distração já podem ser calculadas em dezenas. Para cada tipo, cada fase, cada tribo, há um número ilimitado de armadilhas que consomem as horas do dia. Esse é um problema que crianças e adultos estão vivenciando e, se deixarmos as coisas acontecerem naturalmente, sem investirmos energia para direcionar as nossas horas para algo produtivo e saudável (saúde física e mental), rapidamente estaremos convivendo com ansiedades e frustrações. O tempo nos cobra sobre onde investimos nossos talentos, e, em algum momento, já não teremos mais tempo para lapidá-los.

Um comentário comum na prática do Jiu-Jitsu é que os praticantes se sentem completamente envolvidos no momento do treino e pensam apenas sobre as questões do momento. Esse comentário surge porque se trata de algo que não é mais vivenciado de forma natural. 

Estar 100% envolvido no presente tornou-se incomum. 

A maioria das coisas é feita apenas com uma parte da nossa atenção; fracionamos a captação dos nossos olhos, ouvidos e percepções gerais e não nos entregamos mais, de forma focada, às atividades. 

Como poderemos apreender conhecimentos, culturas e novas habilidades para termos um alto desempenho na vida?

O caminho torna-se mais difícil. Agora temos a desatenção como inimigo. Algo que precisa ser enfrentado com energia e com coisas básicas que, em outros tempos, eram naturais, como horário para dormir, estudar, se divertir e ficar com a família. 

Desatentos de nós mesmos, sem horário para nada, sem ordem, sem foco, nossas horas são jogadas em um vazio. Mas, pelo que consta, na palavra dos mais velhos, essas horas irão cobrar o resultado que não tiveram com os talentos que nos foram dados. É o que dizem os mais velhos, e eu acredito.

O Jiu-Jitsu pode ser uma porta de entrada para a retomada da atenção. É o que dizem os praticantes, e eu também acredito, e percebo esse benefício. 

#OSS

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Assine nossa newsletter e comece a transformar sua rotina hoje.
©2025 | WordPress Theme by Superb WordPress Themes