Tornou-se comum falar em inteligência emocional dentro do mundo esportivo. No futebol, até mesmo os torcedores já conseguem identificar quando uma equipe está emocionalmente alinhada com a vitória ou não. Aqui no Brasil, alguns técnicos são contratados exclusivamente com o pretexto de exercer, acima de tudo, uma gestão emocional sobre o grupo. Já sabemos que o desenvolvimento emocional é fundamental para o sucesso, seja para atletas ou para pessoas comuns.
Mas como trilhar o caminho do desenvolvimento emocional?
As Palavras e os Conceitos oferecem ordem as coisas
Aqui, nosso esforço é dar nome às diversas situações que vivemos. Quando descobrimos, por meio das palavras, nomeando as coisas, torna-se possível trabalhar para melhorar pontos fracos e potencializar pontos fortes, porque adquirimos o poder de visualizá-las de maneira direta. Uma doença só é curada quando é descoberta, e quando ela é descoberta, dá-se um nome a ela. Dessa maneira, cria-se uma personagem viva e passível de ser modificada e trabalhada.
Circunstâncias
Para desenvolver a mentalidade, o atleta e qualquer pessoa precisam ter em mente as circunstâncias às quais estão expostos. Circunstância é tudo o que envolve o momento, ou seja, tudo que compõe aquele instante específico. O instante é o momento presente, seja ele um desafio, um ataque, o cansaço, a humilhação, entre outros. O que vivemos agora é o instante, e tudo que o cerca caracteriza a circunstância.
Ao entrar em campo, um jogador de futebol enfrenta a pressão da torcida, as dezenas de matérias em jornais sensacionalistas, o assédio nas redes sociais, as dores no joelho e no quadril, a pressão pela vitória e o destino da próxima temporada. São dezenas de elementos que compõem o instante na vida de um jogador profissional.
Para trabalhar a parte emocional, é preciso considerar todos esses fatores de influência e avaliar de maneira sincera as reações instintivas.
O exercício proposto é fazer uma lista de circunstâncias com papel e caneta.
Acompanhe a próxima postagem – Criando novas respostas para circunstâncias de rotina.