“Não tenho muita coisa para dizer além disso: eleve seu jogo.”
Essas são as palavras de um velho quase campeão que tentou muito e caiu em pequenas ciladas. O conselho dos campeões parece algo precioso, certamente eles pegaram um caminho que poucos conseguiram trilhar, mas o sangue dos derrotados pode contar uma história semelhante, por outra perspectiva.
A derrota é um caminho comum, muito mais comum do que a vitória. Os derrotados estão por aí, aos montes, tentando falar alguma coisa, e de graça. Porém, sem a aura de campeão, ninguém os ouve, e o caminho da derrota segue sendo o mais trilhado. Os poucos derrotados ouvidos falam de formas diferentes sobre a mesma coisa. Eleve seu jogo, cuide dos detalhes e não caia nas ciladas da carne. Elevar o jogo pode ser um resumo básico, mas é complexo ao mesmo tempo.
Os detalhes são infinitos, mas três deles são basilares: alimentação, qualidade de sono e a disciplina nos treinos. São básicos e fatais. Não há o que fazer antes de ajustar essa roda. Retire um desses pontos e não haverá como trilhar o caminho da vitória. O sono, como muitos derrotados apontam, é um dos piores pilares deste caminho. Elevar o jogo passa, necessariamente, pelo sono. E isso vale para todos os jogos, para o golfe e para a administração de empresas, para o boxe e para o marketing.
O sono é a primeira etapa e, com ela resolvida, associada a uma boa alimentação, os treinos podem começar. A partir daí, dizem os derrotados, é preciso aprofundar o que significa alimentar-se. Alimentar o corpo passa a ser a nutrição de um complexo sistema composto por físico, psíquico e espiritual. A alimentação da mente torna-se necessária, e nenhum atleta irá vencer o campeonato se alimentando de McDonald’s mentais. Tudo que corrompe a mentalidade do atleta precisa ser descartado.
A cada passo rumo a vitória a dor se torna maior. Amigos precisam partir, atividades precisam ser eliminadas, tudo para se chegar ao raro caminho da vitória. É fácil perceber nesse ponto que vencer dói mais do que perder. Os derrotados falam do sono e da alimentação para que os treinamentos elevem o jogo.
Mas o jogo é mais complexo do que parece, e os mesmos derrotados também falam que vencer dói. Uma dúvida os persegue sem indícios de que irá abandoná-los: Eu poderia ter vencido não fosse o medo de encarar a dor das perdas que a vitória me pedia? O sangue dos derrotados inunda qualquer modalidade da vida.
Elevar o jogo é mais complexo do que parece, pergunte para alguém que perdeu. É de graça, e todo derrotado carrega um sentimento de gratidão quando é solicitado a contribuir para um novo caminho. Livrar alguém de uma pedra de tropeço pode legitimar todos os erros do passado.
Eleve seu jogo. Informe-se sobre tudo.