A pressão é um privilégio, mas também é um sufoco. Em um único lance está o sucesso e o fracasso. A pressão é como um muro que divide um oceano de possibilidades do outro. A pressão é o encontro das águas do Rio Negro e Solimões. Elas não se misturam, mas são partes do mesmo sistema.
Mesmo sem querer, o jogador irá calcular essas duas possibilidades. Não é por acaso que temos diversas imagens de Cristiano Ronaldo falando para si mesmo que é capaz, que o gol irá acontecer… O corpo começa a ter dúvidas na hora da pressão.
Agora imagine que o seu time está na zona de rebaixamento, o jogo é dentro de casa, está empatado e, no último lance do jogo, aos 50 minutos do segundo tempo, um pênalti é marcado a seu favor. Os torcedores vão à loucura. A vitória está ali, a um passo de ser concretizada.
Saíremos da zona de rebaixamento. Mas entre os 11 jogadores, um deles está considerando que as coisas podem não dar certo. Nesse caso, Wagner Leonardo, o zagueiro do Vitória da Bahia. É um encontro de águas turbulentas.
O fracasso e o sucesso. O questionamento da mídia, a pressão dos colegas, a certeza do colega que não bateu o pênalti afirmando que acertaria, as especulações sobre treinamentos.
Wagner Leonardo parte para a cobrança. O campo já está machucado da partida, o adversário tenta mostrar que o fracasso é a opção mais provável. Ele já está cansado do jogo, já está cansado de estar na zona de rebaixamento. Parte para a cobrança e a bola vai com força média, no meio do gol, mas vencendo o goleiro adversário. Gol e fim da partida. A pressão é um privilégio e Wagner Leonardo conheceu esse privilégio logo que entrou no vestiário, logo que conversou com a família, e no dia seguinte quando voltou aos treinos.
A pressão é o alimento do sucesso e encará-la diariamente é o mesmo que subir um degrau de uma escada que não se sabe muito bem quantos degraus possui. Ao fim de tudo, os momentos de pressão serão os melhores.
Isso vale no trabalho, na vida afetiva, no esporte, na luta e na vida espiritual.
Parabéns, Wagner Leonardo. A pressão é um privilégio.