“Todo mundo tem um plano até tomar um soco na cara.”
Mike Tyson
Ter um plano e segui-lo não significam a mesma coisa. Traçar um plano, montar um projeto e imaginar um mundo ideal pode ser muito prazeroso, mas muitas pessoas acabam desperdiçando uma grande parte de suas vidas presas nessa fantasia. É excitante imaginar, porém é exaustivo concretizar.
É regra básica para vida como dois e dois são quatro, que logo nos primeiros momentos da execução plano qualquer, o mais simples de todos, surge um soco muito bem dado e muito bem fundamentado do adversário. É como se o inimigo estudasse nossa autoanálise S.W.O.T, aquela que costumamos fazer no silêncio nos nossos diários, e selecionasse todas as ameaças e fraquezas, para depois desferir um golpe certeiro.
Essa é uma metáfora sobre a luta que se aplica a qualquer momento de nossas vidas. O soco, o revés, o contra-ataque do adversário e nossa capacidade de reagir após o impacto.
Como dizem, para conhecer alguém é preciso observar como essa pessoa age quando está errada, não quando está certa.
Reagimos de forma instintiva, baseados em nossos hábitos. Alguns, raros, conseguem chegar ao ponto de repetir tanto que não conseguem nem mais errar, enquanto a maioria se deparam com sentimentos e reações mais sombrias, como a desistência teatral e a simulação. É o instinto de sobreviver. “Não deu pois me faltou dinheiro. Não deu pois eu errei o caminho. Não deu pois o fulano não colaborou. Não deu, pois meus pais não fizeram tal coisa por mim. Não deu, pois o adversário é mais forte.”
De qualquer forma, todas essas afirmações são verdadeiras. É verdade que muita coisa acontece e muitos ingredientes fazem parte dessa equação. É preciso uma cultura para formar jovens, por exemplo, adeptos da matemática e das linguagens. Mas é preciso, também, lutar contra uma cultura que empurra esse mesmo jovem para distrações, drogas, sexo casual e cursos de sociologia, para que ele ingresse no universo da matemática e das linguagens.
É quando levamos um soco na cara que mostramos nossa verdadeira mentalidade.